PUB

chamusca volta a portugal em revista

PUB

fngastronomia

O Hospital de Santarém (HDS) e o Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES) assinaram esta segunda-feira, 24 de junho, três protocolos que visam a assistência a doentes oncológicos, com hipocoagulação e com doença mental.

Slide thumbnail

O objetivo é dar mais conforto e mais prestação de cuidados de proximidade aos utentes, evitando deslocações, sem perder a qualidade fundamental nos tratamentos, e potenciando o que ambas as instituições têm de melhor em termos de ‘know how’.
No caso do protocolo que visa os doentes oncológicos, estes passarão a receber os cuidados técnicos de desinfeção e lavagem dos dispositivos implantados para infusão da quimioterapia nos centros de saúde, evitando a deslocação ao hospital, onde continuam a receber os tratamentos.
Com o protocolo, este tratamento passa a ser feito mensalmente pelos enfermeiros dos centros de saúde a 100 dos cerca de 2.000 doentes oncológicos da área abrangida por este ACES, sobretudo nos concelhos mais distantes do HDS.
Outro protocolo hoje assinado por Ana Infante e pelo presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, visa, passando
Os centros de saúde vão passar a seguir os doentes acompanhados na consulta de hipocoagulação no HDS que estão controlados, não apresentando valores extremos, evitando a deslocação ao hospital.
No caso da saúde mental, o protocolo visa, por um lado, o acompanhamento pelos médicos de psiquiatria do HDS dos doentes referenciados pelos centros de saúde como sofrendo de patologia psiquiátrica.
As sete Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) existentes no ACES Lezíria vão passar a acompanhar estes doentes, alargando um serviço que até aqui era prestado apenas no concelho de Santarém para 6.000 utentes.
Em breve serão assinados mais dois protocolos, um deles visando doentes com tuberculose pulmonar, e outro que irá permitir que o tratamento de feridas complexas possa ser feito nos centros de saúde.



PUB

PUB

PUB

Rede Regional

Slide backgroundSlide thumbnail

PUB

docaria tradicional

PUB

feira santos

PUB

Quem está Online?

Temos 461 visitantes e 0 membros em linha